“Aspectos gerais das licitações públicas” é tema de palestra da consultora Flávia Oliveira na Semana Institucional da FASS
11 de maio de 2017
Marco Regulatório do Terceiro Setor – Lei 13.019/2014 – “Plano de Trabalho e Chamamento Público”
14 de julho de 2017

Cerimonial Municipal – “Suas Características Próprias”

 Cerimonial Municipal

“Suas Características Próprias”

 Carga horária: 12 horas

 Público-alvo: Servidores que atuem na área de comunicação, cerimonial e eventos. Servidores que atuem em gabinetes de Prefeito, Secretários e Presidentes de Fundação. Servidores das áreas com contato com autoridades e visitantes.

 Objetivos:

Vivemos uma nova realidade municipal, as prefeituras e câmaras municipais precisam qualificar as pessoas envolvidas na organização de solenidades e eventos. Adequar a legislação vigente a uma cultura municipal e o aprimoramento profissional, será a diferença entre a qualidade e o desperdício.

Há uma distância enorme entre programas, obras e serviços executados por uma administração e a percepção disso tudo por parte do munícipe, é possível desenvolver um planejamento estratégico comunicável, o “Cerimonial” e a “Organização de Eventos” são ferramentas valiosas para qualquer Administração.

Com experiências do dia-a-dia, buscamos despertar o conhecimento que possibilitam uma visão mais ampla quando da realização de solenidades e outros acontecimentos municipais.

PROGRAMA COMPLETO

Origens e a evolução do cerimonial e protocolo;

Análise das normas do cerimonial público nas esferas federal, estadual e municipal;

Ordem geral de precedência;

Símbolos nacionais, estaduais e municipais;

Execução de hinos;

Posição de bandeiras;

Solenidades públicas: posses , nomeações, comendas e títulos , diplomação, inaugurações, retratos em galerias, homenagens póstumas ; pedra fundamental ;  visitas; troca de presentes; entre outras.

Organização do cerimonial: Briefing; check-list; vista precursora; elaboração de roteiros.

Plano e composição de mesas;

Criação, elaboração e emissão de convites;

Critérios para a elaboração de lista de convidados;

Confirmação de presença;

Formas de tratamento;

Linguagem cênica: cenários, decoração e ornamentação;

Perfil do cerimonialista;

Coordenação dos recursos humanos; trabalho em equipe;

Mestre de cerimônia: postura profissional, gestual e voz;

Simulação de solenidades; organizando um evento de sucesso;

Expositor

Djair de Souza, Administrador de Empresas e Cerimonialista. Profissional do ramo de Organização e Planejamento de Eventos, Cerimoniais, Solenidades e Atendimento ao Público. Por 18 anos foi Coordenador de Cerimonial e Eventos da Prefeitura e Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal da Cidade de Praia Grande com mais de 380 mil habitantes, litoral de São Paulo. Pelas suas funções, realizou nesse período os mais variados eventos e solenidades tais como; recepções, inaugurações, posses, entregas de condecorações, transmissões de cargos, eventos políticos, públicos, esportivos, religiosos, militares entre outros

Há 16 anos é Professor e Consultor do IBRAP-Instituto Brasileiro de Administração Pública, empresa com sede em Ribeirão Preto/SP. Realiza cursos sobre o Cerimonial Público, Planejamento de Eventos e Solenidades nos Municípios e Recepção de Autoridades e Captação de Patrocínio e Apoios Culturais para membros de Prefeituras, Câmaras Municipais, Estudantes entre outros profissionais de vários órgãos de muitas cidades brasileiras.

É Diretor de Relações Institucionais do CNCP-Comitê Nacional do Cerimonial Público, foi Consultor do Departamento de Relações Públicas e Cerimonial do Governo de Rondônia de 02/96 à 12/98, presta consultoria e orientações para diversas Prefeituras e Câmaras Municipais. Recebeu a Medalha da Câmara Municipal de Praia Grande, o Diploma do Mérito Cultural, oferecido pela Universidade Monte Serrat, de Santos, Medalha por relevantes serviços prestados e Homenagem pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto, entre outras homenagens. Recebe congratulações por consultas, orientações e apoios aos eventos e solenidades de vários órgãos públicos nas esferas, federal, estadual e municipal.

Frequentemente ministra palestras, em congressos nacionais e internacionais, jornadas e encontros em diversos estados do Brasil.

Inscrições:

Site: www.o2mconsultoria.com.br |  Email: administrativo@o2mconsultoria.com.br

Telefone: (12) 3882.2597

Turma

30 vagas

 Observações Importantes:

Será oferecido aos participantes: material de apoio, 03 coffee breaks e Certificado de Participação para quem assistir pelo menos 70% do evento.

A O2M se reserva o direito de não realizar o evento por motivos operacionais ou for falta de quórum de no mínimo 50% do número de vagas, obrigando-se a comunicar tal fato com antecedência aos inscritos.